© 2016 criado por Sitio das Pedrinhas Brewery Ltd. Orgulhosamente criado por Lívio Marques Pinto

  • Google Clean
  • Twitter Clean
  • Facebook Clean

NOSSA HISTÓRIA

A história da nossa cerveja começa com uma homenagem ao patriarca da família Marques Pinto, Nilson da Silva Pinto que no dia 16 de julho do ano de 2016 completaria 100 anos se estivesse vivo; ano do nascimento da nossa Cervejaria. Devido a isso, o nome "Centenária Beer" surge em consideração à Nilson.

Nascido em julho 1916 na cidade de Niterói, com sua mãe e irmãos mudou-se para Realengo, onde passou a sua infância e retornando já adulto para a sua cidade natal. Em 1944 com a Segunda Gerra Mundial , como Terceiro Sargento foi para Itália onde lutou contra os Nazistas na tomada de Monte Castelo. Com o fim da guerra retornou ao Brasil, formou-se em Contador e Economista, trabalhando no extinto banco BNCC (Banco Nacional de Crédito Cooperativo). Em 1963 com mais dois concunhados adquiriu as terras de uma gleba  de 10.000 metros quadrados no Loteamento da Fazenda Mofreitas, lugar onde foi batizado como Sítio São Geraldo, que posteriormente passou a se chamar carinhosamente de Sítio das Pedrinhas.

 

Hoje a Micro-Cervejaria (Brewery) Sítio das Pedrinhas tem como características, a sua água, a cerveja artesanal feita em panelas inox e o local paradisíaco com árvores nativas da Mata Atlantica rodeada de árvores frutíferas, lugar de preservação natural. Situado na reserva florestal da  Serra da Tiririca em Várzea das Moças, Niterói. O Sítio das Pedrinhas  tem o solo de alteração das rochas Granito-Gnaissicas associado  aos eventos intrusivos dos veios Pegmatiticos com grandes blocos de Quartzos esbranquiçados. É em um desses veios de Pegmatitos que está localizado a fonte de água. Essa grande incidência blocos de Quartzo, translúcidos e leitosos é que deu origem ao nome Sítio das Pedrinhas. 

No dia 16 de Julho de 2016 reuniram-se os familiares e amigos para saborear a primeira cerveja feita no Sítio das Pedrinhas, era uma English Pale Ale, moderadamente lupulada e de sabor bem marcante dos maltes e saborosa. 

Família Marques Pinto

Hoje os filhos e netos e a Dona Leda, a matriarca com 94 anos, residem no Sítio das Pedrinhas em Várzea das Moças, Niterói, Rio de Janeiro.